noticias.png

Nossas Notícias

WhatsApp_Image_2021-05-18_at_18.56.38.jp

19 de Maio de 2021

O I Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade já tem data marcada. O evento inicia na próxima segunda-feira, dia 24, das 9h às 12h, com a mesa redonda “Convergências e contrastes digitais: modos de pensar um jornalismo inovador”. Com cronograma dividido em duas etapas, a programação continua na terça-feira com palestras e grupos de trabalhos. O Congresso é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A terça-feira, dia 25, conta com uma mesa de debate voltada à prática da profissão, com convidados consagrados na área. Sarah Fontenele, do Ocorre Diário (Teresina), Lá Garganta Poderosa (Argentina) e Raíssa Galvão (Mídia Ninja) são alguns dos componentes. Entre as diversas propostas do Grupo, o Congresso representa a materialização do tripé que o guia, especialmente no contexto de pandemia.

Juliana Teixeira, líder do JOII-UFPI e professora do Departamento de Comunicação Social (DCS), conta que as expectativas são positivas para o evento e ressalta que enquanto Grupo nunca foi questionado o porquê de pensar em uma comunicação inclusiva, já que sempre se partiu da compressão de que ela é fundamental. “Um dos conceitos trabalhados é a apropriação social da tecnologia. Não adianta ingressar no online para ensino e extensão sem ver que a exclusão digital é enorme não só entre alunos, mas entre professores também”, pontua.

Membro do JOII-UFPI, a estudante de Comunicação Social Lanna Artemízia compartilha que participar do Grupo e do Congresso permite o contato com pessoas que trabalham temáticas variadas dentro da área, como Harry Potter, por exemplo. “Isso me abriu os olhos com relação à minha pesquisa sobre fãs. Vejo que eu estou produzindo e vou trazer coisas bacanas para a academia. Fico feliz em ver os trabalhos que recebemos e isso me incentiva mais”, externa.

O evento será transmitido pelo canal no Youtube JOII UFPI. Para mais informações, basta entrar em contato pelo instagram @joii.ufpi.

Sobre o JOII-UFPI
Dentro das muitas linhas de atuação, o Grupo JOII-UFPI surge para suprir a carência de pesquisas direcionadas para o campo das novas tecnologias da inovação em jornalismo no Piauí. O tripé jornalismo, inovação e igualdade guiam as ações e produções científicas e humanas do Grupo, que iniciou formalmente em maio de 2020.

feb33230-9c9f-4072-a826-72a6df3b790a.jpg

14 de Janeiro de 2017

Simpósio apresenta proposta de Observatório da Mídia

O I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos encerrou com o lançamento da proposta de construção de um Observatório da Mídia, Direitos Humanos e cidadania.

EBOOKKKKK.jpg

14 de Janeiro de 2017

E-book sobre Comunicação e Direitos Humanos no Piauí

Já está disponível, no site da Universidade Federal do Piauí, o E-book “Comunicação e Direitos Humanos no Piauí – desafios e perspectivas em tempos de crise”. O livro é fruto de projeto coletivo de estudantes e professoras da universidade, com o objetivo de contribuir para o avanço da compreensão do Direito Humano à Comunicação e dos direitos humanos como elemento central para a garantia da dignidade humana. O livro pode ser baixado gratuitamente no site: https://ufpi.br/e-book-edufpi e através do QR Code (a cima).

4905e231-144e-40a9-a8bf-6163e9be811d.jpg

14 de Janeiro de 2017

I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos

O I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos aconteceu em dois dias, trazendo debate, reflexão, compartilhamento de ideias, além de ser aberto para toda comunidade acadêmica e externa, como diversos movimentos sociais que pautam as questões dos Direitos Humanos no dia a dia. No primeiro dia aconteceu um painel de abertura com palestrantes daqui e de outros estados, como Fortaleza (CE) e Rio Grande do Norte (RN).

Próximos Eventos

  • qui., 09 de dez.
    https://eventos.galoa.com.br/sbpjor-2021
    09 de dez. 08:00
    https://eventos.galoa.com.br/sbpjor-2021
    O 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo tem como objetivo reunir pesquisadores do campo acadêmico do Jornalismo, em diferentes estágios de formação, para promover uma reflexão pluralista sobre os problemas emergentes do Jornalismo. De 09 à 12 de Dezembro de 2021.
    Compartilhar
  • Feira de Ciências
    sex., 23 de jun.
    Av. Bernardino de Campos, 98 - São Paulo - SP 12345-678, BRASIL
    23 de jun. de 2023 11:00
    Av. Bernardino de Campos, 98 - São Paulo - SP 12345-678, BRASIL
    Sou uma descrição do evento. Para editar, vá para Meus Eventos.
    Compartilhar

Notícias observatório

logo%20capa_edited.jpg