4905e231-144e-40a9-a8bf-6163e9be811d.jpg

1º Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos - Desafios e Perspectivas em Tempos de Crise

28 e 29 de novembro de 2019

O I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), abordou o tema “Desafios e perspectivas em tempos de crise”. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, no Centro de Ciências da Educação (CCE), com programação diversificada, que incluiu painéis temáticos, grupos de discussão, apresentações de trabalhos e atividades culturais. O intuito foi discutir o que são Direitos Humanos e para quê/quem eles servem; quais os desafios que ainda precisam ser enfrentados no século XXI, além de questionar qual o papel da Comunicação nesse processo.

Com temática relevante, o evento se desenha como um importante espaço para reflexão de conceitos mais gerais sobre direitos humanos, além de aspectos mais específicos, como direito à comunicação, violência contra a mulher, gênero, saúde mental nos processos midiáticos, violência e racismo, representatividade LGBTQI+ e educação para mídia. Luan Matheus Santana, aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), é um dos organizadores do Simpósio e afirma que o objetivo é refletir dentro de um cenário com tantas violações e questionamento da validade dos direitos humanos.

 

“Nossa ideia é refletir qual o lugar da comunicação dentro desse processo e desse universo dos direitos humanos, assim como saber quais são os nossos desafios e perspectivas”, explica Luan. Ele ainda acrescenta que o alerta é para atenção a atuação dos profissionais de Comunicação. “Precisamos ficar atentos no sentido de garantir, de fato, que os direitos humanos sejam respeitados. E fazer isso não só pautado naquilo que está previsto em lei, mas sim no viés da dignidade humana, com todos os direitos fundamentais assegurados”, ressalta.

 

Simpósio visa agregar mais pessoas à causa

O Simpósio é um evento científico de debate, reflexão, compartilhamento de ideias, além de ser aberto para toda comunidade acadêmica e externa, como diversos movimentos sociais que pautam essas questões no dia a dia. Luan reforça que o objetivo é aglutinar o maior número de pessoas para uma reflexão em conjunto. “No primeiro dia tivemos um painel de abertura com palestrantes daqui e de outros estados. Já no segundo, tivemos ciclos de debates, apresentação de trabalhos e rodas de conversa”, explica.

 

A expectativa é que o evento seja semente, produzindo importantes frutos em um futuro próximo. “Não queremos que esse Simpósio tenha fim nele mesmo. Quem sabe, possamos desenvolver um Observatório da Mídia e Direitos Humanos ou um Grupo de Pesquisa ou de Estudo em Comunicação e Direitos Humanos”, comenta Luan.

Para mais informações, acesse o site do evento e siga o Simpósio nas redes sociais.

  • Ícone branco do Instagram

E-mail: joiiufpi@gmail.com

© 2020 por Grupo JOII

Endereço

Campus Ministro Petrônio Portella 

Teresina - Piauí - Brasil

Parcerias

logo midi.jpeg

PDF