top of page
  • joiiufpi

Seminário Internacional reúne pesquisadores, jornalistas e estudantes da Comunicação

Evento promoveu o lançamento do E-book sobre o Luneta, aplicativo móvel do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI



Na última semana, diversos nomes do campo da comunicação estiveram reunidos no Seminário Internacional “Os dispositivos móveis na produção e circulação de Webjornalismo”, realizado de forma on-line pelo Grupo Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII-UFPI). O evento teve como objetivo discutir questões acerca do jornalismo pautado pela mobilidade por meio de palestras, um minicurso e o lançamento de um e-book inédito sobre a temática.


A quarta (15), primeiro dia de evento, foi marcada pela presença dos professores João Canavilhas (UBI-Portugal), Rodrigo Cunha (UFPE) e Suzana Barbosa (UFBA) em um bate-papo sobre a influência das tecnologias digitais móveis no jornalismo web.



O smartphone e o jornalismo


Durante as exposições, Canavilhas destacou o rápido crescimento e popularização dos dispositivos móveis na rotina jornalística, causa de profundas alterações na profissão. No mesmo viés, Cunha apresentou os novos cenários conferidos pelo jornalismo de dados, vertente que ganha cada vez mais protagonismo dentro das redações. Por último, Barbosa refletiu sobre as recentes movimentações do jornalismo móvel e seus possíveis desdobramentos em um contexto pós-pandemia.


A ocasião contou, ainda, com uma sessão de perguntas e respostas da audiência aos convidados.





E-book inédito


A data também foi a escolhida para o lançamento do E-book "Os dispositivos digitais móveis na produção e circulação no Webjornalismo: o caso do aplicativo Luneta", de autoria de Juliana Fernandes Teixeira, Victória Dailly Alves Mineiro e Mayron Soares Júnior, membros da área de Jornalismo e Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí.


E-book é gratuito e está disponível on-line



O livro demonstra o processo de criação do aplicativo móvel Luneta, produto de ensino-aprendizagem inédito no Curso de Jornalismo que tem a finalidade de circular informações noticiosas à comunidade universitária. A obra é uma oportunidade para conferir todo o processo de desenvolvimento do aplicativo, desde a concepção até a versão piloto. O e-book está disponível gratuitamente no site da Editora Combook: link



Minicurso didático


O encerramento, na quinta (16) e sexta (17), ficou por conta do minicurso “Discussões Teórico-Práticas sobre o Jornalismo em Dispositivos Móveis”, promovido por membros do Grupo JOII-UFPI. O curso ofertou dois módulos de conteúdos atualizados sobre o jornalismo e mobilidade. Sendo, o primeiro, ministrado por Maria Clara Estrêla, Laura Moura e Juliana Teixeira. E, o segundo, tendo como ministrantes Vinícius Brito, Milena Brito e Victória Dailly.


O primeiro módulo enquadrou a plataformização dentro do jornalismo, especialmente, o jornalismo móvel. Foram discutidos o streaming no jornalismo e entretenimento, o impacto da mobilidade nos meios tradicionais e telejornais, e o jornalismo em encontro com dispositivos móveis. Já o módulo final explicou conceitos introdutórios do jornalismo digital, como as características básicas do webjornalismo e a produção e circulação de conteúdo do portal e aplicativo Luneta.


O foco do minicurso foi facilitar o pensamento crítico sobre o jornalismo na web


Minicurso foi desenvolvido por membros do Grupo JOII-UFPI


Os certificados do Simpósio contém 20 horas de extensão e estão disponíveis para os participantes no Sigaa-UFPI. A gravação das palestras do evento em breve estará disponível no canal do Youtube do Grupo JOII. Para demais dúvidas e informações acesse as redes sociais: @LunetaUFPI e @JoiiUFPI (Instagram).

37 visualizações0 comentário
logo%20capa_edited.jpg
bottom of page