top of page
  • joiiufpi

Primeira reunião do Observatório da Mídia Piauiense acontece na próxima segunda-feira, dia 06/07






A proposta do Observatório de Mídia e Direitos Humanos do JOII será lançada no dia 6 de julho, às 10h, por meio de conversa virtual no link https://youtu.be/U8A9SHCQZlY. Na mesma ocasião, será lançado o e-book "Comunicação e Direitos Humanos", derivado das discussões realizadas no simpósio de mesmo nome.




Os Eixos de Estudo do observatório seguem as mesmas linhas de pesquisa do JOII, subdivididos em:

Linha A) Produtos e processos webjornalísticos

EE-A1) Convergência - Coord: Vinícius Brito - Ementa: O avanço das tecnologias da informação, assim como a popularização do acesso à internet, demandou adequações ao jornalismo, potencializando a busca pela dinamização da produção e a multiplicidade na difusão dos conteúdos. Nesse sentido, o presente eixo de estudos pretende levantar apontamentos acerca do fenômeno de convergência midiática inerente à produção jornalística, inserida num contexto de multiplataformas e diversidade nos meios de acesso.

EE-A2) Fake news - Coord: Nayara Venâncio - Ementa: Fake News foi eleita a “palavra de 2017” pelo dicionário britânico Collins. Apesar da popularidade, existem controvérsias, na medida em que a notícia é o acontecimento midiatizado conforme as técnicas e os processos produtivos do jornalismo. Nesse sentido, se é notícia, não pode ser falsa. Mas a mentira transvestida de notícia tomou proporções alarmantes em eleições de países democráticos e escudo ao discurso de líderes autoritários em pelo menos 15 países. Sendo assim, torna-se um importante eixo de estudo devido a sua constante expansão de sistema de desinformação.

Linha B) Práticas comunicacionais inovadoras

EE-B1) Comunicação Alternativa - Coord: Luze Silva - Ementa: Esse eixo visa fomentar e ampliar as discussões que envolvem os processos de conteúdos dentro dos aspectos tecnológicos, multimidiáticos e inovadores. O objetivo é entender a dinâmica de relações sociais que ocorrem nos formatos de comunicação não convencionais (tradicionais), assim como compreender as relações sociais desenvolvidas nesses espaços. Nesse aspecto, ainda busca-se analisar os processos midiáticos, jornalísticos e humanos intrínsecos a esses formatos comunicacionais.

EE-B2) Transmídia - Coord: Karol Carvalho - Ementa: Nesse eixo serão exploradas as diferentes formas de produção comunicacional no meio digital através de imagens, textos ou conteúdo audiovisual. O principal objetivo é compreender como essas produções afetam a comunicação dos usuários da rede e propiciam o surgimento de novas formas comunicativas na sociedade.

Linha C) Igualdade e direito humano à comunicação

EE-C1) Mídia e Direitos Humanos - Coord: Luan Matheus - Ementa: O objetivo desse eixo é abordar as concepções gerais do conceito de Comunicação e Direitos Humanos; a partir de temas como direito à comunicação, saúde mental nos processos midiáticos, violência contra minorias sociais, representatividade de minorias sociais e educação para mídia, apenas para citar alguns exemplos.

EE-C2) Questões de gênero e raça - Coord: Maura Vitória - Ementa: Esse eixo tem a proposta de trabalhar os conceitos de gênero e raça e as suas representatividades dentro dos processos, conteúdos e produtos jornalísticos nos meios digitais.  A discussão sobre como essas relações acontecem e afetam a sociedade é o principal objetivo do nosso eixo.

O JOII irá realizar reuniões quinzenais, revezando-se entre duas atividades principais. Na primeira semana, haverá apresentação de um Eixo de Estudo específico, com entrega de texto para alimentar o Observatório. Na segunda semana, teremos reuniões com apresentação de nossas pesquisas individuais, com discussão de artigos para congressos, de bancas de qualificação/defesa, dicas para processos seletivos e construção de projetos, entre outras atividades.

Como calendário para as reuniões do segundo semestre de 2020, propomos as seguintes datas, sempre às segundas-feiras, às 10h, a partir do encontro de 6 de julho:

  • 20/julho - Preparação para banca de Qualificação do mestrando Luan Matheus

  • 3 - 17 - 31/agosto

  • 21/setembro (dia 7 é feriado)

  • 5 - 19/outubro

  • 9 - 23/novembro (dia 2 é feriado)

  • 7/dezembro

Quem estiver interessado em participar do JOII, deve enviar seus dados por meio dessa FICHA DE INSCRIÇÃO, também disponível no link: encurtador.com.br/agstP

26 visualizações0 comentário
logo%20capa_edited.jpg
bottom of page