top of page
20230109_094911_0001.png

Grupos de Trabalho (GT's)

Temos quatro Grupos de Trabalho (GT's) maravilhosos! Já sabe em qual deles sua pesquisa está?

PRIMEIRO DIA - 24 de maio, das 14h às 18h 

GT 1 Transformações no Jornalismo no contexto da Cibercultura

Coordenação: Maria Clara Estrela

E-mail: jornalismoeciberculturajoii23@gmail.com

1. Jornalismo, ética e novas tecnologias: a montagem da fotografia do presidente Lula na Folha de S. Paulo
Autor: Cristiano Anunciação 

2. Implicações da Cibercultura no Jornalismo de Moda
Autor: Thaísa Bueno (PUC-RS) e Letícia Conceição Cardoso (PUC-RS)

3. Do impresso ao digital: um mapeamento do perfil dos personagens jornalistas nas telenovelas da TV Globo entre 2000 e 2022
Autor: Maria Aparecida Borges Limeira (UFRN) e Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN)

4. Produtos editoriais sonoros: uma alternativa complementar para o jornalismo de revista
Autor: Lorenna Aracelly Cabral Oliveira (UFRN) e Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN)

5. Loucos, doidos e indesejáveis no jornalismo impresso: breves reflexões à luz das noções de gênero e dialogismo de Bakhtin
Autor: Sônia Maria dos Santos Carvalho (UESPI)

6. Webjornalismo setorizado no Jornal da Paraíba: novas rotinas produtivas do portal inspiradas no jornalismo impresso
Autor: Bruna Raquel Couto Carneiro (UFPB), Diogo de Almeida Camelo (UFPB) e Paula de Souza Paes (UFPB)

 

7. Cajueira: a iniciativa nordestina de curadoria jornalística
Autor: Ruthy Manuella de Brito Costa (Uespi)

8. A cultura dos dados abertos no resgate da prática local do jornalismo de dados
Autor: Victória Dailly Alves Mineir
o

GT 2 Fluxos Jornalísticos em Redes Sociais Digitais

Coordenação: Vinícius Brito, Joseph Oliveira e Guilherme Cronemberg

E-mail: fluxosjornalisticosjoii22@gmail.com

1. Charge em vídeo: um estudo sobre o jornalismo humorístico do The Washington Post no TikTok
Autores: Juliny Guimarães Sá Barreto (UFPB) e Laerte José Cerqueira da Silva (UFPE)

2. E dentro dos Stories, tá tudo bem? Estudo da apropriação do espaço efêmero dos Stories do Instagram pela @redemeionorte
Autor: Stefanne Orana e Cristiane Portela de Carvalho

3. As dinâmicas conversacionais em torno da hashtag #BurgerKingLixo: uma Análise de Redes Sociais no Twitter
Autor: Douglas Barbosa Gomes

4. Práticas de jornalismo em gira e em redes sociais digitais e de memória na comunicação Boa Esperança-Teresina-Piauí
Autor: Sarah Fontenelle Santos e Maria Angela Pavan

5. Mídias sociais e jornalismo no interior do Piauí: contrastes entre distribuição e comercialização
Autor: Nícolas Barbosa

6. Caravana “Meu Piauí” e o uso do Whatsapp na produção do projeto jornalístico idealizado pela TV Meio Norte
Autor: Amanda Laís Pereira Noleto

 

SEGUNDO DIA - 25 de maio, das 14h às 18h 
 

GT 3 Configurações do jornalismo alternativo e decolonial no ambiente digital

Coordenação: Luan Matheus Santana e Luze Silva

E-mail: plataformizacaoecolonialismo@gmail.com

1. Reconfigurações no mercado do jornalismo no Brasil: um olhar interseccional para a área de trabalho de mulheres jornalistas
Autor: Nayara Nascimento Sousa (UFMA)

2. A representação do feminicídio de Janaína Bezerra em veículos convencionais e em arranjos alternativos de Teresina
Autor: Samária Araújo de Andrade e Vitória Sousa Pilar

3. Web Stories da quebrada: interesse público e interesse do público na tela do celular da periferia
Autor: Lilian Martins (UNEMAT)

4. Ciberacontecimento e noticiabilidade: uma análise das notícias do GE.Globo sobre o piloto Lewis Hamilton como ícone da luta antirracista na Fórmula 1
Autor: Ana Paula Lima Leal e Cristiane Portela de Carvalho 

5. Jornalismo digital, acessibilidade comunicativa e cidadania: a pessoa com deficiência como público que interessa
Autor: Felipe Collar Beni 

6. Oi, Clubinho: o podcast como ferramenta de diálogo e desestigmatização da cultura pop
Autor: Beatriz Borges Azevêdo de Alcântara (UFPB) e Allan Adan Souza Cavalcante (UFPB)

7. Título: A terceira onda colonial no jornalismo brasileiro: inteligência artificial e automação de dados
Autor: Luan Matheus Santana

 

GT 4 Cultura digital e inovações aplicadas à Comunicação

Coordenalção: Ana Karolina Carvalho

E-mail: culturadigitaljoii23@gmail.com

1. A informação no metaverso: uma genealogia do caminho da comunicação nas mídias digitais até este novo canal
Autor: Frederico Reis Pacheco (UFF)

2. Popularização da ciência na internet: mediações e produção de sentido
Autor: Lara Lima Satler (PPGPC)

3. Clubhouse: o surgimento de aplicativos de interação social por áudio durante a pandemia de COVID-19
Autor: Max Suel Praxedes da Silva

4. O podcast como recurso de mídia para organizações: o caso do "Guia Interativo - Podcast para organizações"
Autor: Jefferson Saylon Lima de Sousa (UFMA)

5. O Instagram como espaço para a construção de uma tribo: análise das publicações do evento Campus Party Brasil
Autor: Taíla Lopes Quadros (PUCRS)

6. Polifonia e Plurivocalidade: um estudo de caso jornalístico

Autores: Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes (UFPE); Sammara Jericó Alves Feitosa (UESPI); José Américo Abreu (UESPI)


 

logo%20capa_edited.jpg
bottom of page