top of page

The Full Story

About

Arbocontrol_Marca01-1024x325_edited.jpg

PARCERIA

I Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade (CIJOII)

No final de 2021, depois de quase dois anos da pandemia de Covid-19 e uma alta expressiva nos casos das arboviroses no Piauí, uma boa notícia chegou: as arboviroses estavam sob controle no estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI, 2021). De acordo com atualizações nas pesquisas sobre o mosquito vetor da Dengue, Zika e da Chikungunya (o Aedes Aegypti), disponibilizadas pelo Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (LIRAa/LIA), 161 municípios piauienses encontravam-se em um estado satisfatório, porém 45 ainda estavam em alerta e três em situação de risco. 


Diante desse contexto, o medo de adoecer levantou muitas dúvidas na população, gerando a demanda por conteúdos informativos, objetivos e de fácil acesso para ajudar na compreensão sobre os sintomas dessas doenças e sobre as medidas preventivas eficazes no combate a elas. Foi com esse propósito que emergiu nosso Núcleo Piauí do projeto ArboControl, composto pela professora coordenadora Juliana Fernandes Teixeira, pelas bolsistas Ana Karolina Carvalho e Lanna Artemizia Alencar e pelos voluntários Wesley Igor Gomes, Laura Andrade, Luan Matheus Santana, Vinícius Brito e Rayane Vitória Lima.


Nossas atividades, que eram vinculadas ao projeto ArboControl nacional, liderado pela Universidade de Brasília (UNB), se iniciaram em junho de 2021 e geraram diversos produtos jornalísticos para dispositivos móveis, a partir das demandas apresentadas por diferentes comunidades teresinenses, com as quais estabelecemos frutíferas parcerias ao longo do ano de execução do projeto. 


Inicialmente, produzimos cartilhas, apresentando as diferenças de características e sintomas entre a Dengue, a Zika e Chikungunya para a Covid-19. O primeiro conteúdo compartilhado com os membros das comunidades de Teresina foi intitulado de “Zapi Notícias'' e consistia em um panfleto digital que diferenciava especificamente os principais sintomas da Dengue e da Covid-19. 

   

A intenção foi auxiliar a população na identificação de determinados sintomas de forma a efetivar a busca por ajuda especializada. O material foi compartilhado com as lideranças comunitárias e também circulou em outras redes sociais como o Instagram, onde recebeu um retorno positivo por parte dos internautas que aprovaram a ideia e até pediram para receber o conteúdo. Além disso, o panfleto digital foi disseminado dentro da rede Whatsapp em grupos comunitários da cidade como uma mobilização feita pelas lideranças que fazem parceria com a Rede Arbo. 
             

Após essa produção e circulação de conteúdos jornalísticos, oferecemos às comunidades duas oficinas. A primeira foi denominada “Canva Lab: Edição sem Complicação”, visando, sobretudo, contribuir com a população na criação e desenvolvimento de conteúdos informativos (sejam folhetos ou artes para redes sociais digitais) utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet. A ação ocorreu no dia 25 de setembro de 2021, das 9h às 11h, e contou com cerca de 35 participantes que interagiram bastante e se mostraram interessados(as) no conteúdo ministrado pelas bolsistas e pela professora coordenadora. A oficina foi gravada e está disponível no nosso Youtube

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao término do mesmo mês, o Núcleo Piauí se alinhou com a coordenadora da Rede Arbo no Maranhão, Thaísa Bueno, para desenvolverem, em conjunto, uma segunda oficina que veio a ser realizada em 30 de outubro, sob o título “Sticker Lab: Produção de figurinhas, o uso do humor como estratégia de disseminação de conteúdos” . Ao todo foram contabilizadas 56 inscrições e no dia da oficina 35 inscritos se fizeram presentes. Trabalhamos nessa oficina as funcionalidades do aplicativo “Sticker.ly” e exploramos os conceitos sobre memes da internet e como construir conteúdos informativos, utilizando a linguagem e as características destes elementos. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro caminho que se revelou bastante profícuo foi a parceria com a Rádio FM Verona. Em primeiro lugar porque é uma rádio comunitária de Teresina que possui alcance em diferentes zonas da cidade e, além da rádio, possui um portal, no qual diariamente são postadas notícias sobre assuntos de interesse da população. Em segundo lugar, porque fomos ainda mais estimulados a produzir conteúdos em áudio, lidando com o analfabetismo apontado pelos líderes comunitários. 


A partir desta parceria, começamos a produzir o "Minuto Saúde", um spot semanal (áudio), de até 5 minutos, transmitido na grade de programação da Rádio FM Verona. Nele, foram oferecidas informações sobre as arboviroses, perguntas das lideranças comunitárias sendo respondidas por profissionais (em especial a infectologista Thalita Antunes) e dicas de prevenção. A narração é feita pelas bolsistas e pelos voluntários do Núcleo Piauí. 

 

 

 

 

 

 

 

 


        
   

 

 

 

 

 

 

Além da produção dos conteúdos audiovisuais, tivemos inserção e participação no jornalismo televisivo local por meio de entrevistas de divulgação do ARBOCONTROL: na própria rádio Verona e na TV Band Piauí. A Verona promoveu uma entrevista com uma de nossas bolsistas, Lanna Artemizia, para discutir sobre o projeto e falar sobre estratégias de prevenção contra a disseminação das arboviroses. Já a Band Piauí realizou uma entrevista com a nossa professora coordenadora, Juliana Teixeira, focada no aumento dos casos de dengue no Piauí durante o ano de 2021. Na entrevista foram ressaltados o projeto ARBO e como a Rede atua na divulgação de trabalhos científicos sobre as arboviroses, além de promover a comunicação sobre essas doenças para que cheguem ao conhecimento público.

 

Acreditamos que Núcleo Piauí do projeto ArboControl conseguiu um alcance expressivo, tanto junto às comunidades envolvidas no projeto, quanto diante da população em geral. A utilização dos dispositivos móveis e das redes sociais digitais para a circulação dos materiais se mostrou uma estratégia de comunicação eficaz, que conseguiu levar o conteúdo de prevenção das arboviroses para os teresinenses, especialmente. 
 

logo%20capa_edited.jpg
bottom of page