• joiiufpi

Pesquisadoras/es da UFPI lançam E-book sobre Comunicação e Direitos Humanos no Piauí



Já está disponível, no site da Universidade Federal do Piauí, o E-book “Comunicação e Direitos Humanos no Piauí – desafios e perspectivas em tempos de crise”. O livro é fruto de projeto coletivo de estudantes e professoras da universidade, com o objetivo de contribuir para o avanço da compreensão do Direito Humano à Comunicação e dos direitos humanos como elemento central para a garantia da dignidade humana.



O livro pode ser baixado gratuitamente no site: https://ufpi.br/e-book-edufpi e através do QR Code (ao lado). No E-book, as/os organizadoras/es apresentam uma compilação de artigos e textos apresentados no 1º Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos, realizado nos dias 28 e 29 de Novembro de 2019, na UFPI. O simpósio foi um marco importante da discussão em torno da comunicação e dos direitos humanos do Piauí. 



Abaixo, compartilhamos o texto de apresentação do livro, escrito coletivamente pelas/os organizadoras/es: Ana Karolina Carvalho, Jacqueline Lima Dourado, Juliana Fernandes Teixeira, Luan Matheus Santana, Luziário Silva e Maura Vitória Freitas.




APRESENTAÇÃO: COMUNICAÇÃO E DIREITOS HUMANOS NO PIAUÍ

O que são Direitos Humanos e para que/quem eles servem? Quais os principais desafios dos Direitos Humanos no século XXI? Qual papel a comunicação exerce nesse processo? São essas algumas das perguntas que nortearam as discussões do I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos, que foi realizado nos dias 28 e 29 de Novembro de 2019, pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O simpósio é um marco importante da discussão em torno da comunicação e dos direitos humanos do Piauí sendo este livro um fruto dos trabalhos apresentados durante o evento. 


Em 2020, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 72 anos e a Constituição Federal do Brasil (Constituição Cidadã) chega aos 32 anos. Todavia, o tema dos Direitos Humanos segue atual, sobretudo no que diz respeito à sua implementação e a natureza do seu conceito. Em 2017, os canais administrados pelo Ministério dos Direi- tos Humanos receberam um total de 142.665 denúncias, com média de 390 por dia. Entre os públicos considerados mais vulneráveis após a análise de dados estão Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com deficiência e a população LGBT. (MDH, 2018). Evidências que mostram que as violações aos Direitos Humanos no Brasil ainda são comuns.


Soma-se a isso um cenário político em crise, com suas instituições democráticas duramente questionadas e o ascenso de segmento político/ideológico que tem produzido contornos capazes de amplificar opiniões e questionamentos que negam a importância e relevância dos Direitos Humanos. Nesse cenário, a comunicação (especialmente a digital) assume um papel central, configurando-se como um dos principais elemen- tos, tanto para amplificação desses discursos quanto para defesa 

15 visualizações
  • Ícone branco do Instagram

E-mail: joiiufpi@gmail.com

© 2020 por Grupo JOII

Endereço

Campus Ministro Petrônio Portella 

Teresina - Piauí - Brasil

Parcerias

logo midi.jpeg

PDF